sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um pouco da História


No ano de 1991, através da Lei Municipal 758/91, foi criada a Escola de Música Jazz Band Elite, cujo nome é uma homenagem a antiga Jazz Band Elite. Banda esta que teve seu início em 1901 com a família Linzmeyer através de Andréas Linzmeyer. Ao longo dos anos passou por várias transformações, sucessos e dificuldades, encerrando suas atividades em 1929. Porém, o amor pela música foi mais forte e novos integrantes se dispuseram a dar continuidade ao trabalho musical iniciado a quase três décadas. Uma nova banda se formava, a “Jazz Band Elite”, composta por novos membros da família Linzmeyer e senhores da sociedade corupaense como França Vossgerau, Michel Stern, Robert Funke, Alberto Maffezzolli, Richardt Wimmer, Manfredo Fuck, Willy Germano Gessner, Eugênio Maffezzolli, Germano Büttgen, Emílio Goldmann, Francisco Mees, entre outros.
A Jazz Band Elite tornou-se uma banda famosa, apresentando-se em diversos estados brasileiros, transformando os músicos no orgulho de Corupá. Com o surgimento da Bossa Nova, que rejeitava a música tradicional, a Jazz Band Elite se extinguiu na década de 60 e os seus instrumentos foram vendidos para o ferro velho.
    Com a criação da Escola de Música, passou-se a preparar e formar músicos para retomar o trabalho com uma banda musical e assim formou-se a “Jazz Band Elite” dos anos 90 e que obteve em seu efetivo de matrículas daquele ano 40 alunos e realizou sua primeira audição em dezembro de 1991.
    O primeiro professor e regente da banda foi o Maestro José Sluminski que muito se empenhou pelo crescimento e formação de músicos amadores e profissionais.
A Jazz Band Elite, desde a sua criação, fez inúmeras apresentações, participando ativamente dos eventos no município, na região, pelo estado de Santa Catarina e até internacional, quando no ano de 2002 viajou ao Chile, onde participou do Encontro Internacional de Bandas na cidade de Melipilla.
O Professor e Maestro José permaneceu na regência da banda durante 11 anos, de 1991 a 2002.
No ano de 2003, o até então professor, aluno e integrante da Banda, Lauro Wendorf Junior assumiu a regência e continua até hoje à frente deste trabalho, auxiliado pelos professores Raphael Sergio Paterno, Maikon Jonas Ponath, Kamila Langhammer Arza Bez, Samuel Gessner, Luciane Pryjmak Ponath e Ricardo Dirceu Romão.
   Em 2003, a Banda enfrentou o desafio de gravar um programa natalino, juntamente com os demais núcleos artísticos da Fundação Municipal de Cultura – Coral e o Grupo de Teatro Fazendo Arte – para a Rede Globo de Televisão, no programa Globo Rural.
    Anualmente a banda participa ativamente em programações culturais dos mais diversos gêneros, buscando acima de tudo elevar a cultura musical corupaense, realizando apresentações nas comunidades, em escolas, festas, desfiles, festividades natalinas, tanto no município como em toda a região, no seu estado e fora dele.
    Buscando despertar o interesse e gosto de nossas crianças e jovens pela música, no ano de 2010 a Banda, juntamente com as demais atividades da escola de música, passou a oferecer curso de Musicalização Infantil, atividade esta baseada em estudos de pesquisadores musicais abrangendo pulso, ritmo, coordenação motora, criatividade, interpretação, senso crítico e convivência em grupo permitindo um bom desenvolvimento sócio intelectual. A escola ainda oferece na sua sede aulas de Flauta Doce em grupo e Canto Coral a todas crianças e jovens que frequentam o ensino fundamental de nosso município, e sem custo algum. Estas aulas são ministradas pela professora Kamila Langhammer Arza Bez.
A Escola de Música Jazz Band Elite conta atualmente com cerca de 220 alunos freqüentando aulas de instrumentos, Canto coral e musicalização. Os trabalhos são mantidos pela Prefeitura Municipal de Corupá através da Fundação Municipal de Cultura, cuja coordenação desde janeiro de 2009 está a cargo da Senhorita Maria Aparecida Rosa.
    Em 29 de maio de 2011, a nova “Jazz Band Elite” completará 20 anos de atividade e tem como um de seus principais objetivos ampliar seu efetivo e a aprimorar a qualidade musical de seu contingente através da capacitação dos professores e aquisição de novos instrumentos.